terça-feira, 12 de outubro de 2010

MÉXICO REUNIU DE 06 a 08 DE OUTUBRO AS MELHORES PRÁTICAS DE ENSINO DE ARTE E CIDADANIA DE 20 PAÍSES

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O Encontro Latino-Americano de Educação Artística e Cultura é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos, para fortalecer a educação em artes.

Um importante compromisso termina depois de dois anos de trabalho em que os países membros da OEI  através de seus ministérios de educacão e cultura selecionaram as melhores práticas que contribuem para a formação integral de futuros cidadãos através da aprendizagem e prática da educação artística. Esta reunião, bem como todo o processo que culmina com ele, faz parte da Educação Artística, Cultura e Cidadania, promovido e desenvolvido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência ea Cultura (OEI) com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI).

Participaram do encontro representantes dos Ministérios de Cuyltura e Educação dos países que fazem parte da iniciativa e que estiveram no México refletindo e criando sinergias a favor da Arte/Educação na região.

Experiências que foram apresentadas: 

Argentina

O boneco: expressão, comunicação e educação cívica
Alunos da Escola de Comércio da Província de Tucumán, com a Oficina de Marionetas Escola, criado no Rio Policlínica Band Eu deixei um espaço de lazer para os filhos de mulheres que servem lá, desde as artes do espectáculo e os bonecos, o espírito da sala de espera mudou sensivelmente.

Brasil

 
Corpo movimento exercitando a Cidadania
Os jovens da favela da Maré, no Rio de Janeiro trabalhando a afirmação da identidade, inclusão social e cidadania através da dança-teatro, descobrindo as possibilidades do corpo em termos de expressão artística, tais como desempenho e política social -cultural, elevando assim para perceber o corpo como veículo para expressar sua individualidade.


Assista no vídeo abaixo a entrevista ( Em Espanhol ) do Prof. Diógenes Lima responsável pela expériência desenvolvida na Comunidade da Maré, uma das maiores "favelas" da América Latina.



Cinemação: Uma idéia na cabeça e um celular na mão.
O Ministério da Educação do Estado da Bahia fez filmes em escolas na utilização de telemóveis com a idéia de aprender fazendo.

Chile

Espectáculos como uma ferramenta para gestão ambiental
Ele visa criar uma consciência ambiental sobre os ecossistemas do Chile através das Artes Cênicas.

Colômbia

Maria Mulata Biblioteca de Leitura
O projeto surgiu em 2002 com o objectivo de trazer os jovens para o mundo dos livros. Em uma segunda etapa, as práticas de promoção da leitura foram combinadas com outras disciplinas artísticas, respondendo às demandas da comunidade. Estas actividades têm levado a comunidade a ser reconhecida como uma população Africano-Americana e para recuperar a antiga sabedoria.

Seam como uma ferramenta de mediação entre o plástico eo pessoal
Projeto para as crianças e os professores estão na costura um meio para expressar suas emoções e pensamentos e compartilhar a sua dor e tristeza, é esse o objectivo de ouvir os outros. Além disso, esta atividade facilita o encontro das crianças com seu mundo interior.

Costa Rica

Pessoas contados
O contador de histórias Lola Pereira visa melhorar o relacionamento ea comunicação entre as comunidades, ajudando a preservar a memória histórica dos povos. Essa atividade também promove a leitura.

Abra a caixa, formação audiovisual
Na fronteira norte da Costa Rica, em uma população predominantemente agrícola, o projeto oferece às crianças de caixa aberta de uma reunião, a reflexão ea formação artística na produção de curtas-metragens, utilizando a técnica de animação quadro a quadro. Desde a criação de crianças a exercitar sua cidadania e reafirmaram a sua auto-estima.

Equador

Banda cócegas maravilha
A criação de músicas infantis Bandas no sector do vulcão Tungurahua, a Fulling e Riobamba, garante que todas as escolas envolvidas estão dirigindo e se beneficiando da prática das artes, com especial ênfase no campo da interpretação musical infantil com instrumentos andinos.

El Salvador

Resgate de Valores Humanos através da educação musical
O Centro Distrito Escolar na Itália que trabalham com crianças e jovens de 8-17, que pertencem a bandos (gangues) e de lares desfeitos e marcada pela violência e criminalidade que existe na área. Desde 2001, ministrou aulas de educação musical, principalmente o violino, com o objetivo de criar estratégias que permitam aos estudantes a se afastar da violência e do abuso que elas estão sujeitas, no lar e na comunidade, contribuindo assim para promoção de uma cultura de paz.

Espanha

Exprimir a emoção que sinto no hospital através de várias formas de arte
O projeto busca a crianças hospitalizadas continuar a aprender para facilitar a sua integração na escola, uma vez que são descarregadas. Isso é obtido a partir da implementação das actividades curriculares e de arte, como música, arte, literatura e teatro de marionetes, que ajudam a expressão e regulação das emoções nas crianças doentes, promovendo simultaneamente a sua criatividade.

Guatemala

Eu sou a estrela da minha história. Grupo Hunahpu Brisa
Hunahpu grupo Brisa é um dos resultados do trabalho da Academia da Comunidade de Arte, especializada em música. Este grupo toca marimba, um instrumento ideal para o trabalho vivo como uma equipe com a diversidade. Uma das conquistas desta academia, eo grupo era trazer arte para a educação rural e mudar as perspectivas de vida desses jovens.

México

Ama Staka
Olaria Tradicional Escola Totanaca obras de olaria e cerâmica tradicional experimental com crianças entre os 6 e os 16 anos da comunidade de Tajin e algumas comunidades montanhosas. Desta forma, as crianças experimentam a arte de ligar dois métodos de trabalhar a terra: que as mulheres têm usado a comunidade desde os tempos antigos ea arte da cerâmica contemporânea.

projecto Kid
Promove a criação e exibição de vídeo-instalações coreografado por crianças e jovens que trabalham em colaboração com artistas profissionais. Este projecto visa promover o uso da tecnologia como uma ferramenta criativa.

Aprenda a dançar
Trabalho em 22 escolas públicas do centro histórico da cidade do México oferecendo aulas de dança com música ao vivo de uma hora por semana. Desta forma, os alunos em consciência primária e secundária, ganha corpo e da escuta, arquitetura mental, pessoal de segurança, expandir as suas capacidades intelectuais e cognitivas, enquanto aprende a respeitar os outros na escola e sua comunidade.

Panamá

Express Yourself: Art com uma missão
Escola de Belas Artes Estelina Tejeira tem vários programas e workshops em várias disciplinas artísticas para abordar as questões culturais no seio da comunidade, não apenas se destinam a alunos do ensino primário e secundário, mas pretende também envolver os pais.

Paraguai

Comunidade Biblioteca Pública mi-Caacupé Areguá
A biblioteca pública, através de leitores jovens do clube, oficinas de música, lectopintura, teatro e dança, bem como preparo e artistas visitantes conseguiu trazer a comunidade para a cultura local e da arte.

Peru

Pukllay. Festival de brincar e brinquedos tradicionais populares
O festival inclui oficinas de arte, diversão para crianças e uma espécie de biblioteca móvel com espaço para narrativas orais, com essas atividades tem como objetivo desenvolver competências e habilidades psicomotoras, necessidades afetivas e sociais das crianças e para a salvaguarda e algumas técnicas desenvolvimento de brinquedos tradicionais.

República Dominicana

Inclusão em contextos nacionais através da arte
O High School Babeque jovens universitários da cidade de Santo Domingo conhecer as realidades de quatro comunidades rurais, através de oficinas, artes visuais, a tradição oral ea fotografia. A experiência permitiu que os alunos se identificam com a diversidade cultural e desenvolver ferramentas que facilitem a sua inserção em diferentes espaços.

Uruguai

Movimento Cultural do jazz de rua
Desenvolve-se em uma pequena cidade chamada Mercedes olhando para gerar um espaço social de troca, o crescimento ea integração artística e cultural para crianças entre 7 e 12 anos. Para esse efeito, a escola de música tem um programa para iniciantes e avançados de sensibilização musical de quatro anos, através do qual o potencial de estimular o desenvolvimento de cada indivíduo como

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