Alguém em posição influente que se interessa pelo bem do povo sofre opressão tanto por parte dos que estão acima quanto dos que se encontram abaixo. Vê as necessidades das classes inferiores, e deseja ajudar. Mas ao invés de proceder com presteza e energia nas providências necessárias ele toma a iniciativa de modo hesitante e com demasiada cautela. Encontra, então, obstáculos. Pessoas inescrupolosas atraem-no a seu círculo. Ele se vê forçado a aceder e não pode se afastar. Isso o deixa numa posição incômoda. Mas o problema é passageiro. A força original de sua natureza o leva a superar o erro cometido, e o objetivo é alcançado.
Quando se ascende sem parar, se chegará, sem dúvida, à opressão.
Só o "homem" superior é capaz de ser oprimido sem perder o poder de alcançar o êxito. Na perseverança ele promove a boa fortuna, pois ele é firme e central em suas atitudes. Quando ele tem algo a dizer, não lhe dão crédito.
Épocas de adversidade são o oposto do sucesso. No entanto, podem conmduzir ao sucesso quando recaem sobre um "homem" correto. Uma pessoa forte, quando confrontada com a adversidade, pewrmanece tranquila e jovial apesar de todo o perigo, e essa calma e jovialidade servirá de base para êxitos mais tarde. Esta estabilidade é mais poderosa que a sorte. Aquele cujo espírito se deixa quebrar pela opressão, não chegará ao êxito. Mas quando a adversidade não consegue senão curvar um homem, nele é gerada uma força de reação que, com o tempo, se manifestará. Mas nenhum homem inferior é capaz disto. Só o homem superior promove a boa fortuna e permanece sem culpa. Não há dúvida que, por hora, lhe é impossível exercer influência no plano externo, pois suas palavras não tem efeito. Épocas de adversidade exigem, portanto, força interior e economia de palavras.
OBSERVAÇÃO:
Buscando a reflexão sobre experiências vividas encontrei no sábio e milenar livro chinês do I Ching respostas que, pela amplitude de seus significados, são ensinamentos que certamente ampliam a compreensão da natureza huamana. Sendo assim, resolvi dedicar aqui no Blog um espaço especial aos ensinamentos desse tesouro da humanidade, devido não só ao fato de sua filosofia coincidir, de maneira assombrosa, com as concepões mais atuais do mundo, como também por sua função como instrumento na exploração do insconciente individual e coletivo, bem destacado por Richard Wilhelm na apresentação do Livro ( I Ching - O Livro das Mutações ) da Editora Pensamento.
Sendo assim a partir de hoje estarei dedicando 64 Postagens entituladas MENSAGEM MILENAR ao rico ensinamento contido no livro destacando um dos 64 hexagramas que compõem O Livro da Mutações, hoje iniciando com o Hexagrama K'UN / OPRESSÃO.
Espero que os frequentadores do Blog possam desfrutar desse maravilhoso conteúdo imprescindível para aqueles que buscam a Luz da Sabedoria para o trabalho de suas reformas íntimas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!