quarta-feira, 17 de março de 2010

RETOMANDO UM PROJETO...

Em 2009  iniciei na unidade escolar na qual leciono o projeto SOMAR É, que pretendia na ocasião integrar a comunidade escolar a partir da dinâmica interativa da internet buscando na conexão com o mundo virtual links e possibilidades de uma educação cidadã, ética e digna para os jovens  da comunidade da Maré. Mas uma intervenção na direção da escola que culminou com a exoneração da diretora da escola acabou por causar um caos na unidade escolar, com reflexos sentidos até hoje; eclipsando projetos pertinentes ao processo educacional que eram desenvolvidos no Ciep Operário Vicente Mariano, como a dinamização do Blog SOMAR É entre outros.


Hoje, apenas enquanto ator social, não comprometido com legendas partidárias e muito menos preso a redes de interesses articulado com Ongs, Associações e outras instituições; encontro dificuldades múltiplas para dar visibilidade ao projeto "Amar é Dança", reconhecido pelo MEC/Minc/OEI como projeto de arte educação pertinente ao processo educacional; na Rede Municipal de Ensino, apesar do carinho e do respeito que tenho merecido da Secretaria de Educação do Municipio na pessoa da Srª Claudia Costin que vem abrindo espaço, na medida do seu possível, para que esse projeto se consolide na Rede Municipal de Ensino como projeto especial.

Não tenho a força de instituições, Ongs,  Associações e Secretarias que articuladas têm o poder  de impedir  ou  promover o avanço de iniciativas, propostas e projetos na rede. Mas tenho a força dos valores éticos e morais  que fundamentam minha ação social e que dignificam meu trabalho de afirmação da identidade e da cidadania na Maré.

Se esse espaço aqui incomoda alguns poucos, por ser um dos canais por onde posso promover a reflexão e o debate democrático sobre os avanços e problemáticas do processo educacional na unidade escolar na qual trabalho, na rede muncipal,  no contexto estadual, nacional e do mundo; só lamento, pois estarei reativando o Blog Somar É, espaço onde a voz da comunidade escolar se somará à minha na luta contra a exclusão sócio-cultural e artística no nosso país.

Digo isso por ter recebido comentários anônimos, com conteúdo que não vale a pena destacar,  de pessoas covardes desprovidas de ética, moral e principalmente de inciativas para somar.

A essas pessoas desejo LUZ INFINITA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!

DOAÇÃO

A TEMPESTADE ESTÁ SOBRE NÓS: Você está assistindo a um filme com roteiro

  Às vezes você deve caminhar pela escuridão antes de ver a luz!  É somente no precipício [momento da destruição] que as pessoas encontrarão...