quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

UM FILHO DA MÃE GENTIL... RECAPITULANDO

Da Infância na Maré à afirmação da cidadania na rede mundial de computadores; já se vão quatro décadas de vivências, relações, encontros e desencontros que compõem as experiências que têm dinamizado minha passagem até aqui pelo orbe terrestre.
Em setembro de 2009 criei o blog Um Filho da Mãe Gentil. Espaço que inicialmente se propunha a afirmar a identidade e a cidadania dos moradores das comunidades de baixa renda da Pátria Amada nada Mãe Gentil, o Brasil; internacionalmente conhecidas como favelas.


No início o relato e o registro das experiências sócio-culturais e artísticas vividas enquanto educador coreógrafo bailarino nascido e criado na Maré destacando as conquistas alcançadas no plano educacional apesar do descaso das autoridades no que se refere ao atendimento das necessidades básicas do nosso povo – saúde, educação e habitação dignas; era o objetivo principal.

Mas a internet é um organismo vivo mutante que a cada segundo revela possibilidades infinitas de interação e de conexão entre pessoas, idéias, projetos, atitudes, filosofias, informações que ampliaram sobremaneira as dimensões interativas do blog.

Dos questionamentos básicos da situação vivida no cotidiano da fazer educacional aqui no Brasil ( Onde buscar ajuda? ) passando pelo domínio de outras ferramentas da web que ampliaram ainda mais meu campo de atuação; levando-me a projetar além das fronteiras do Brasil a experiência Amar é Dança - “O corpo em movimento exercitando a cidadania”, trabalho fundamentado na dança enquanto complementação pedagógica na formação do ator social que desenvolvo há aproximadamente treze anos na comunidade onde nasci - a Favela da Maré. Trabalho esse que foi selecionado pela comissão tripartite MEC/Minc/OEI como experiência referência em Arte/Educação para representar o Brasil em outubro de 2010 no Congresso Internacional de Arte/Educação a ser realizado na República Mexicana.

Hoje, dominando um pouco mais ferramentas da internet que no início desse processo nem sequer sabia da existência; vejo o blog ampliar seu campo de atuação e minha natureza comunitária encontrar mais espaço para a expressão de suas potencialidades no plano do compartilhar, essência do espírito comunitário que tenho certeza será a base da sociedade no novo milênio.

Informar passou a ser meu compromisso com a consolidação de um novo paradigma na história da humanidade, informação é luz, ajude a propagar. E é a partir desse referencial que, integrando as vivências do cotidiano do meu fazer educacional na comunidade onde nasci ao contexto mais amplo da sociedade globalizada, que estarei atuando aqui no blog nesse novo ano que se inicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!

DOAÇÃO

A TEMPESTADE ESTÁ SOBRE NÓS: Você está assistindo a um filme com roteiro

  Às vezes você deve caminhar pela escuridão antes de ver a luz!  É somente no precipício [momento da destruição] que as pessoas encontrarão...