Nos processos administrativos gestões vêm e vão no âmbito da política. Algumas deixam contribuições marcantes e duradouras através de intervenções planejadas e pertinentes ao processo educacional como a presença significativa e transformadora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da SME na Maré com a implementação do Bairro Educador; já outras, em instâncias menores; pouco conseguem promover de produtivo protegendo-se em “manifestaçõezinhas” ensaiadas de bajulação às autoridades.
Mas apesar do vai e vem de gestões o que realmente fica perene em educação é o trabalho dos atores sociais da comunidade (Professores, alunos, pais e colaboradores) que permanecerão e seguirão superando as dificuldades cotidianas na busca por soluções criativas efetivas para a afirmação da identidade e da cidadania na Maré com ética e respeito à vida em sociedade e ao cidadão.
Da importante inauguração do Bairro Educador na Maré realizada ontem no Ciep Operário Vicente Mariano pela Srª Secretária Claudia Costin destaco dois importantes lados de uma mesma moeda que se valoriza como ações efetivas da sociedade em busca de soluções sócio-culturais e políticas visando o bem comum.
Agradecer Heloisa Mesquita por carinhosamente reconhecer a importância e o trabalho de Gera, uma verdadeira bairro educadora da Maré; é agradecer o respeito que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretária Municipal de Educação está tendo com as comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro a partir da intervenção organizada, inteligente e comprometida socialmente com o desenvolvimento ético e cidadão de nossa sociedade.
Apesar de algumas ervas daninhas, flores belíssimas estão nascendo no terreno fértil da Maré; e 2010 surge no horizonte como um ano promissor para a arte/educação em nossa comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!