Fonte: www.inacreditavel.com
O prêmio Nobel de literatura, José Saramago, afirmou em entrevista de outubro de 2009, que“a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana.”
Clara referência ao Velho Testamento, pois ainda não descobrimos sinais de crueldade no Novo Testamento, apesar das inúmeras mensagens de anulação da natureza humana que lá se encontram - NR.
"Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!",
disse o escritor, numa entrevista concedida à Lusa, a propósito do lançamento mundial do seu novo livro, intitulado "Caim", que ocorre hoje naquela cidade.
Saramago coloca no mesmo balaio tanto o Velho como o Novo Testamento. Por mais que este dois livros aparentem ter a mesma gênese, trata-se aqui de duas essências totalmente distintas. O Velho Testamento é crivado de vingança, genocídio, fratricídio, canibalismo, roubo e furto, cobiça, escravidão, discriminação e tortura. Podemos perceber que Jeová, aquele que selou aliança com um dos povos da Terra, em detrimento dos outros, não aparece uma vez sequer no Novo Testamento. Tudo fica mais claro quando ouvimos Jesus Cristo em João 8, 22-45. Aqui não deveria haver mais dúvidas: o Velho Testamento tem uma essência totalmente contrária àquela do Novo Testamento – NR.
"A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!" ,
afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.
As guerras de extermínio durante o século passado e que continuam até hoje – Dresden, Hiroshima, Coréia, Vietnam, Iugoslávia, Iraque, Afeganistão – mostram bem a essência do mal que Saramago tanto critica – NR.
"O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinha Maomé ou os redatores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!"
Saramago sublinhou que
"as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram".
Considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem Deus o quer, tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa).
A Jihad é uma das frentes de uma guerra totalmente legítima, de um povo que teve seu território surrupiado da forma mais covarde – NR.
Saramago lamenta que todo esse "horror" tenha feito em nome de "um Deus que não existe, nunca ninguém o viu".
"O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus",
afirmou.
Salientou ainda que "no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!".
"Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer",
disse.
"Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?",
perguntou.
Para José Saramago,
"Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a idéia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca".
Da mesma forma que Saramago, Carlos Heitor Cony também lamentou a ausência de Deus nos rumos da humanidade. Esta percepção costuma avançar cada vez mais, e abre oportunidade para refletirmos sobre o Reencontro com o Espírito Absoluto – Deus, através da filosofia do idealismo alemão, principalmente Hegel – NR.
AJUDE A DIVULGAR
10/10/2010
DESLIGUE SUA TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!