Que outro estímulo teria eu para seguir acreditando no Ser Humano no panorama atual da realidade planetária caótica e carente de coerência se não fosse a esperança semeada por aqueles que acreditam e trabalham pela redenção da humanidade através da arte e da educação de crianças e jovens fundamentada em valores éticos e morais de elevada transcendência na construção de um mundo mais digno e justo?
Dentre os livros que ajudam a pessoa a se relacionar com seu mundo interior e com a realidade externa, a buscar valores de referência mais sólidos para se tornar protagonistas do nosso tempo e promover uma humanidade melhor, muitos se destacam e surgem no caminho daqueles que se comprometeram nos planos mais elavados da existência trabalhar com afinco pela evolução consciente da humanidade.
Aqui destaco a Educação Transpessoal, livro de Jorge Trevisol que nos oferece reflexões interessantes e necessárias sobre um jeito de educar a partir da interioridade.
No convite à reflexão a contracapa do livro lembra o que a grande maioria foi "doutrinada" a esquecer pela mídia a serviço da elite mundial no nosso mundo consumistas onde os direitos humanos foram substituídos pelos direitos do consumidor, que "todo ser humano é maravilhoso e sagrado, mas, para experimentar o que realmente é, vai precisar entrar em contato com sua essência mais profunda. Ultimamente, no entanto, alguns de nossos pensamentos, concepções e paradigmas nos têm levado para longe de nós mesmos. Então, adoecemos no corpo, entristecemos no afeto e perdemnos a noção de bem-aventurado. Eis a razão de toda nossa angústia, tristeza, raiva e medo".
Óbvio está que não conseguiremos entrar em contato com nossa essência mais profunda sendo 24 horas bomabardeado por sugestões da mídia: "compre isso", "vista isso" e etc...
Contudo, há um possível caminho de "volta para casa" segundo Jorge Trevisol. "Uma nova consciência humana começa a despertar nesta época da história humana. Novos educadores e cuidadores surgem trazendo visões diferentes, uma nova ciência, uma nova noção de espiritualidade, uma nova educação, um novo jeito de cuidar do ser".
No atual momento crítico pelo qual passa a humanidade prudente é estar atento aos estudos e reflexões que nos conduzam a um conhecimento a partir de dentro: da consciência, das motivações internas, do sagrado que habita o coração de cada um de nós.
Quem sabe construindo novos paradigmas consigamos reconstruir um mundo em ruínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!