Imagens do belíssimo e oportuno protesto contra a energia nuclear na Alemanha não foram divulgadas na mídia oficial da aldeia global de acordo com a sua força e importância no cenário mundial. Aliás é de praxe essa mídia eclipsar manifestações coletivas dessa magnitude e índole dando o mínimo possível de informações sobre elas.
Mais de cem mil pessoas que se opõem à energia nuclear formaram no sábado passado (24/04/2010) uma corrente humana de cerca de 120 km no norte da Alemanha, entre as centrais de Brusbüttel e Krümmel, a dois dias do 24º aniversário da tragédia nuclear de Chernobyl, na Ucrânia.
Um porta-voz da polícia da região de Schleswig-Holstein (norte do país), estimou em "mais de cem mil" o número de participantes. É importante destacar aqui que quando os órgãos oficiais dos países onde acontecem essas manifestações se pronunciam sobre o número de participantes sempre reduzem a quantidade tentando tirar a força do movimento.
O protesto, batizado de "reação em cadeia - parar a energia nuclear", também foi dirigido contra o projeto do governo da chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel, de adiar o fechamento de 17 centrais nucleares do país, previsto para até 2020.
O pavoroso acidente de Chernobyl completa hjoje 20 anos, mas as terríveis consequências do pesadelo seguirão afetando gerações e gerações de seres humanos ad infinitum. Os protestos estão acontecendo e acontecerão pelo mundo. Resta saber se serão divulgados pela mídia com o devido respeito e reflexão que merecem.
Muito pouco a opinião pública planetária sabe desse fatídico acontecimento da história da humanidade por isso é sempre oportuno lembrar as gerações mais novas sobre os caminhos equivocados que a humanidade elegeu de produção de energia que são uma ameaça à vida no planeta.
Para quem não sabe da missa a metade esse documentário da Discovery Channel encontrado em partes no youtube é esclarecedor, mas alerto aos menos avisados que as imagens são estarrecedoras e impactantes. A indignação certamente amargará a garganta dos mais sensíveis!
AJUDE A DIVULGAR
10/10/2010
DESLIGUE SUA TV
Qualquer movimento que vise defender o planeta da sua destruição. É valido e necessário.afinal é nossa casa! Á diferença entre os pássaros e os seres humanos e que os pássaros não destroi o lugar em que vivem...O que aconteceu em Chernobyl deve ser divulgado para que haja uma maior concientização da humanidade dos perigos da energia nuclear esta nobre desconhecida. Obrigado por fazer sua parte. Sidartareis
ResponderExcluir