O primeiro contato com meu alunos depois da ousadia de me apresentar no "Qual é o seu talento?", programa que foi ao ar ontem em rede nacional para todo o Brasil no SBT, com a performance "Medusa Tecnopop" foi emocionante.
Diferente da reação adolescente que preconceituosamente esperei de "zoação" e "chacota" por parte deles ; mereci carinhosos elogios e felicitações pelo trabalho apresentado e o que mais me surpreendeu foi o tom das lamentações por não ter merecido uma vaga na semifinal do badalado programa.
Confesso que a possibilidade de não ser entendido artísticamente sempre esteve presente na minha análise dos riscos de participar desse novo desafio, mas o retorno de visibilidade para a proposta sócio-educacional e artística que dinamizo na comunidade onde nasci enquanto projeto de inserçao social e afirmação da cidadania falaram mais alto, e hoje me orgulho de ter dito a coragem e a ousadia de peitar de frente esse grande e prazeroso desafio.
Independente da compreensão ou não dos jurados e do público que assiste ao programa, no que se refere à proposta artística e estética apresentada, promovi com sutileza e coragem, na medida do meu possível, a reflexão de que nas comunidades de baixa renda do Brasil outras vertentes da arte são dinamizadas sem compromisso com o óbvio e ululante que a mídia vende como características que nos identificam.
O carinho e o respeito que mereci dos meus alunos que captaram a essência da mensagem que propus em cadeia nacional é muito mais valioso que cem, duzentos, quinhentos ou um milhão de reais em barras de ouro, apesar do prêmio ser muito bem vindo óbviamente para quem busca apoio e incentivo para um projeto sócio-cultural artístico educacional.
Portanto fica aqui registrada a minha emoção por merecer da vida mais essa oportunidade de dar um salto quântico na percepção de que tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!