Quando agente pensa que vai rolar uma trégua da bandidagem vem a desagradável surpresa!
Hoje a tarde foi para esquecer na Maré!
Apesar de segundo os moradores as férias escolares na comunidade terem sido calmas sem confrontos entre bandidos de facções diferentes ou entre bandidos e policiais, hoje a comunidade escolar foi surpreendida por um confronto entre policiais e bandidos no cruzamento da linha vermelha com a linha amarela assustador.
Situado exatamente nesse ponto "complexo" do Complexo da Maré, o Ciep Operário Vicente Mariano atende a mais de 2000 mil alunos do EI (Educação Infantil) ao 9º Ano (antiga 8ª Série) e não fica difícil imaginar o caos que resulta um confronto entre policiais e bandidos nas imediações da escola que em alguns momentos tem seus muros como proteção para os policiais que em incursões improvisadas e em horário completamente inapropriado colocam em risco a vida de professores, alunos e funcionários.
Será que é tão difícil uma parceria estratégica entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretária de Segurança Pública para que essas operações sejam evitadas no horário escolar?
Você já ouviu falar em operações à noite nas áreas de risco? Raramente isso ocorre já que à noite todos os gatos são pardos e a comunidade fica entregue à sua própria sorte. Ou seja, salva-se quem puder!
É de doer o coração ver os rostinhos assustados das crianças da educação infantil e o descontrole emocional dos adolescentes e em alguns casos de professores assustados que não tendo para onde ir se abrigam nos corredores da escola dos tiros que pululam de diferentes direções.
A comunidade escolar então segue "funcionando" para todos os efeitos, mas aula que é bom e necessário frente às nossas urgências sociais nada. Todos refens do medo esperando dar a hora de ir para casa e agradecer a Deus por ter sobrevivido.
Dificilmente você verá um link sobre o confronto de hoje na Maré com número de vitimas e feridos ,afinal de contas tem coisas mais escabrosas para serem mostradas. Teve réplica de tremor no Chile e ontem queimaram um ônibus na Cidade de Deus com muitas pessoas feridas, diga-se de passagem, comunidade supostamente pacificada pela policia.
Foi sinistro!
Espero que amanhã seja diferente e que possamos estar na escola dinamizando-a em seu verdadeiro papel e não funcionando como abrigo para se proteger da loucura de uns poucos que decidem a hora de ir e vir de muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!