terça-feira, 23 de março de 2010

ESCOLA DE MISTÉRIOS: CONSTRUTO FICTÍCIO OU FATO HISTÓRICO?

No livro “Símbolos”, Dan Brown propõe a seguinte reflexão:

Seriam os Antigos Mistérios - O saber perdido, o grande tesouro da humanidade?



“Reconhecidamente, os registros históricos contêm indícios irrefutáveis de que um saber secreto aparentemente originado nas Escolas de Mistérios do Antigo Egito foi transmitido ao longo dos tempos. Esse conhecimento se tornou clandestino, ressurgindo na Europa renascentista quando, segundo a maioria dos relatos, foi confiado a um grupo de elite de cientistas que trabalhava no mais importante Think Tank científico da Europa – a Real Sociedade de Londres -, enigmaticamente apelidada de Colégio Invisível.”

Segue ele: “O ‘colégio’ oculto se tornou rapidamente um ‘grupo de notáveis’ que incluía as mentes mais esclarecidas do mundo – as de Isaac Newton, Francis Bacon, Robert Boylee até mesmo Benjamin Franklin. Em nossa era, sua lista de ‘membros’ modernos não se tornou menos impressionante – Einstein, Hawking, Bohr e Celsius. Todas essas grandes mentes efetuaram saltos quânticos no que diz respeito ao conhecimento humano, avanços que, segundo alguns, eram resultado de seu contato com um saber antigo conservado no Colégio Invisível.”


Dam Brow lembra então que “a descoberta dos papéis secretos de Isaac Newton em 1936 deixara o mundo pasmo ao revelar sua intensa paixão pelo estudo da alquimia antiga e do saber místico. Os escritos particulares de Newton incluíam uma carta manuscrita endereçada a Robert Boyle, na qual ele exortava o colega a guardar ‘total silêncio’ sobre o conhecimento místico que lhes havia sido revelado. ‘Ele não pode ser divulgado’, escreveu Newton, ‘sem imensos danos para o mundo.’”

Seriam os Antigos Mistérios o grande tesouro da humanidade?

Guardado a sete chaves, esse conhecimento é considerado o mais sagrado tesouro da humanidade e vinha sendo zelado por “sábios” iluminados que compreendiam o verdadeiro poder desse conhecimento e que aprenderam a temer seu assombroso potencial através de etapas iniciatórias antes de terem acesso a esse conhecimento. Eles sabiam que, se ele caísse nas mãos de não iniciados, os resultados poderiam ser desastrosos, já que ferramentas poderosas podem ser utilizadas para o bem ou para o mal.

Construto fictício ou fato histórico?

Teria esse conhecimento caído atualmente nas mãos de não iniciados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!

DOAÇÃO

A TEMPESTADE ESTÁ SOBRE NÓS: Você está assistindo a um filme com roteiro

  Às vezes você deve caminhar pela escuridão antes de ver a luz!  É somente no precipício [momento da destruição] que as pessoas encontrarão...