quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

AOS VISITANTES ESTRANGEIROS

Esse post é especialmente direcionado aos visitantes de outros países que agora clickando a tecla "traduzir" do blog podem ter o texto em suas línguas de origem. É claro que a tradução não é 100% confiável, mas levando-se em consideração que ser ouvido, ainda que com "ruídos"; é bem melhor do que não ser ouvido por ninguém. A ferramenta de tradução é uma mão na roda, ou seja, facilita bastante.

Eu sou Diógenes Lima, e aqui no blog você já encontra algumas referências sobre minha trajetória profissional que podem contextualizar melhor a proposta e os objetivos desse espaço.

Primeiro é promover a afirmação da identidade e da cidadania nas comunidades de baixa renda do Brasil como a Comunidade onde nasci, cresci e hoje atuo socialmente como arte educador, a Favela da Maré.

Segundo é revelar através de meus relatos a realidade das vivências no cotidiano dessas comunidades, tentando na medida do possível destacar suas possibilidades sócio-culturais e artísticas, mesmo em detrimento à exploração da mídia oficial que enfoca quase sempre os aspectos grotescos da miséria e da violência. Feridas do nosso corpo social que estamos longe de querer efetivamente sanalas já que muitos interesses escusos dependem de suas não cicatrizações.

Terceiro é destacar a farra que governos, instituições públicas e privadas, entidades governamentais e não governamentais fazem nesses espaços; beneficiando-se da condição da vida nessas comunidades onde a desinformação e a ignorância possibilitam com extrema facilidade a alienação e a enganação para a partir do falso discurso do "tudo pelo social" desviar recursos ou então promover a manutenção das problemáticas justificando assim  suas permanências nesses locais a partir de suas ações solidária em bebefício da coletividade. Me engana que eu gosto!

E quarto é registrar aqui nesse espaço democrático ( a internet ) a voz da indignação e a história da realidade nesses "guetos" vista sob uma outra perspectiva; bem como, me proteger contra represálias, calúnias, difamações e discriminações comuns na caminhada de alguém que se recusa a dançar conforme a música degradante que embala a festa dessa gentalha. 

Como vocês podem perceber não tenho muito coisa a perder perseguindo a Verdade, a Ética e a Moral em minhas ações e no contexto social no qual vivo. A não ser a minha vida em constante situação de risco.  Principalmente agora que a festa está mais animada ainda com os investimentos intrenacionais no Rio de Janeiro por ocasião da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2010. E as aves de rapina estão em polvorosa!

Mas como a vida aqui na terra é uma passagem breve na existência infinita de uma alma em evolução, com certeza farei bom proveito da minha existência além do plano físico para seguir em direção a Luz da Verdade que me dignifica a Ser Humano caso  alguém ou  "alguéns" queira ir mais além das calúnias e difamações e decida partir para a execução sumária desse cidadão que voz fala.

2010 promete e não tenho o rabo preso com ninguém e com partido político nenhum. Meu compromisso é com a dignidade humana minha e de meus companheiros de caminhada evolutiva. Chegamos no limiar de um novo milênio e não dá para se dizer ou ser formador de opinião se calando frente as escrotices que testemunhamos e que a cada dia tornar a vida em sociedade no Brasil e no mundo decadente.

Quer me ajudar... Ecoe a minha voz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!

DOAÇÃO

A TEMPESTADE ESTÁ SOBRE NÓS: Você está assistindo a um filme com roteiro

  Às vezes você deve caminhar pela escuridão antes de ver a luz!  É somente no precipício [momento da destruição] que as pessoas encontrarão...