domingo, 18 de dezembro de 2011

SANTOS... "TIRA DE QUALQUER MANEIRA" X BARCELONA.... SHOW: UMA LIÇÃO COLETIVA


Um domingo especial para o país do futebol. Uma lição coletiva promovida pelo outro... O adversário? Ou uma lição promovida pela vida mesma e sua sabedoria infinita? 

A mídia brasileira  provavelmente não vai promover essa reflexão coletiva através do "mea culpa", mas tenho certeza que a lição foi vivenciada.

A diferença entre o futebol resultante de um projeto coletivo fundamentado em valores éticos e morais de elevada transcendência jamais perderá para a falta de respeito e a alienação promovida pela nossa mídia e "responsáveis" pelo futebol que enaltecem sempre o "LEVE VANTAGEM ACIMA DE TUDO" em detrimento aos princípios que fundamentam a vida em sociedade.

O Barcelona Campeão Mundial hoje não desprezou a Liga Espanhola de Futebol achando que a Final do Mundial era o jogo do século, até por que no continente europeu todo o jogo é jogo, e aqui é que se desenvolveu a "escrota"  filosofia dos torcedores alienados doutrinados a não terem o discernimento  entre torcer pelo seu time e torcer pelo futebol; o que é bastante diferente.


É superior saber ganhar, mas muito superior é saber perder reconhecendo o valor do outro. Isso nunca foi a filosofia imposta pela nossa mídia. E hoje loucos querem de qualquer maneira ganhar. Não importa como. Ainda que seja "TIRANDO DE QUALQUER MANEIRA". Quem disse que tirar de qualquer maneira é futebol arte? E o que mais se escuta nas narrações de jogos brasileiros é o famigerado "Tira de qualquer maneira" que embala a loucura de uma nação que espero tenha aprendido um pouco com o SHOW de futebol oferecido pela equipe do Barcelona. 

A deslealdade que impera no futebol brasileiro nas quatro linhas não é a realidade do futebol  internacional. E quando não se pode fazer o que se permite fazer aqui no Brasil em campo. Nada resta. Apenas o que se viu em campo. Um time criado pela mídia para vender notícias e outras coisas mais que mesmo perdendo vai vender notícias, principalmente agora de "gozação", pois aqui já faz tempo que ser vice é nada. Não aprenderam a lição de ter tido o melhor time do mundo eliminado da Copa de 1982. É preciso merecer ganhar. E não chegar ao título por artimanhas políticas, apitos amigos e necessidades midiáticas. 

Nem sempre o melhor ganha, mas aí é que está a grandeza do esporte. Saber perder e reconhecer o valor dos adversários é o que tornam nossa vitória ainda mais DIGNA.

Que fique aqui a lição antes que cometamos a barbárie de apedrejar uma equipe campeã mundial no Maracanã em 2014 caso venha a vencer o Brasil na final só por que não sabemos perder e muito menos torcer pelo FUTEBOL acima de tudo.

Parabéns ao Barcelona! Parabéns à vitória do Futebol Arte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!

DOAÇÃO

A TEMPESTADE ESTÁ SOBRE NÓS: Você está assistindo a um filme com roteiro

  Às vezes você deve caminhar pela escuridão antes de ver a luz!  É somente no precipício [momento da destruição] que as pessoas encontrarão...