segunda-feira, 17 de maio de 2010

POLÍCIA PARA QUEM PRECISA DE POLÍCIA

Compartilhar

Mais uma denúncia contra a polícia do Rio de Janeiro que, se não tivesse partido de quem fez, o cineasta  Rodrigo Felha às vésperas de ir a Cannes, certamente estaria na lista de denúncias  consideradas "infundadas" por aqueles que deveriam punir os responsáveis por esses desvios de conduta.


Rodrigo contou ao ODiaOnline que saiu de casa às 23h30 para comemorar com parentes e amigos a viagem para a França.. Logo foi abordado. Por pensar que era uma revista de rotina, como conta já ter passado, obedeceu. “Sei que foi um erro do ser humano e não da polícia pacificadora, mas ele é um agente do governo, anda armado. Não quero desculpas e, sim, que ele assuma o erro e mude. Muitos já passaram por isso e não tiveram coragem para denunciar”. 


“Ele não pediu documentos ou revistou meus bolsos, só mandou que colocasse as mãos na parede e puxou minha calça, que era de elástico. Isso é inaceitável, é humilhação, a rua é movimentada e todo mundo olhava. Já tinham falado que isso acontecia, mas eu não podia acreditar que era verdade”, disse. Ele fez registro na 32ª DP (Taquara) sábado à noite. 

Ele foi à delegacia acompanhado pelo rapper MV Bill, com quem filmou o longa ‘Falcão, meninos do Tráfico’. Ontem, ele viajou com a equipe de ‘5xFavela’, mas pretende conversar com o comandante da UPP, capitão José Luiz Medeiros. “Eles querem acertar a favela? Então têm de acertar a polícia”, conclui.  
O capitão Medeiros disse que a PM abriu sindicância. “Ele informou que houve constrangimento, mas não há testemunhas. Vamos verificar se o policial cometeu transgressão e, se for o caso, puni-lo”. Segundo ele, o acusado é um dos 320 policiais que, desde fevereiro de 2009, fazem a segurança da favela. Ele acrescenta que essa é a primeira denúncia recebida por morador na UPP.

É claro que há testemunhas como disse a vítima, mas quem tem coragem de depor contra a Polícia? O capitão acrescenta que essa é a primeira denúncia recebida por morador na UPP, mas esqueceu de acrescentar, a primeira que chega ao conhecimento público. 

É impressionante a falta de civilidade e de vontade política na hora de se tomar medidas coerentes quando o assunto é ético e moral nesse país. Tapar o sol com a peneira é a prática mais frequente quando se trata das nossas problemáticas sociais.

Titãs 
Composição: Tony Bellotto

Dizem que ela existe
Prá ajudar!
Dizem que ela existe
Prá proteger!
Eu sei que ela pode
Te parar!
Eu sei que ela pode
Te prender!...



Polícia!
Para quem precisa
Polícia!
Para quem precisa
De polícia...(2x)
Dizem prá você
Obedecer!
Dizem prá você
Responder!
Dizem prá você
Cooperar!
Dizem prá você
Respeitar!...
Polícia!
Para quem precisa
Polícia!
Para quem precisa
De polícia...(2x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é imprescindível para a dinamização desse espaço. Grato pela sua visita!

DOAÇÃO

A TEMPESTADE ESTÁ SOBRE NÓS: Você está assistindo a um filme com roteiro

  Às vezes você deve caminhar pela escuridão antes de ver a luz!  É somente no precipício [momento da destruição] que as pessoas encontrarão...