A circulação na WEB do importantíssimo documentário "Roube Este Film" (Steal This Film) que mostra a farsa que envolve a questão da pirataria é imprescindível para a compreensão dos novos paradigmas que fundamentam a vida em uma sociedade globalizada.
"O impulso fundamental para copiar não tem nada a ver com a tecnologia. É sobre como a cultura é criada. Mas tecnologia, é claro, muda a forma como podemos copiar, o quão rápido podemos copiar e como podemos compartilhar" (Felix Stakter)
"O que acontece quando um mecanismo de cópia é criado? E você pode pensar na prensa ou no bittorrent . Isso muda o hábito das pessoas. Isso dá às pessoas idéias completamente novas de como elas podem trabalhar, como podem trabalhar juntas, como podem compartilhar, como elas podem se relacionar, de comno suas vidas podem ser". (Sebastian Lütgert)
"Não há como um sistema político absolutista suprimir totalmente a troca de informações. Novas mídias se adaptam a essas situações. E muitoas vezes elas se tornam mais eficientes por conta da repressão".
Por que melhoras em nossa capacidade de copiar devem estar ligadas à mudança social? Porque a comunicação tão fundamental para o que fazemos no mundo é em si um ato de copiar.
"A técnica que nos trouxe para onde estamos hoje é a de copiar. Compartilhar está no coração ,de certa forma, da existência. Comunicação, a necessidade de falar com alguém é um ato de compartilhar. A necessidade de ouvir alguém é um ato de compartilhar. Porque imitamos uns aos outros que aprendemos a falar. É assim que um bebê aprende. É assim que novas idéias surgem na sociedade e se espalham na sociedade".
O documentário lembra que a mesma repressão promovida pelas grandes corporações já ocorreu na época do surgimento da própria imprensa comprovando que o ato de compartilhar é uma manifestação natural de todo ser humano.
Imperdível!!!
PARTE I
PARTE II
AJUDE A DIVULGAR
10/10/2010
DESLIGUE SUA TV
Interessante observar que o controle sobre a produção intelectual sempre existiu;mudaram as escalas,a evolução dos meios;sempre conseguimos libertá-la do jugo da ganância.Viva a liberdade de expressão, que liberta o homen.
ResponderExcluir