Elaborado por um ator social (Educador/Coreógrafo) nascido e criado na Maré, uma das maiores “favelas” da América latina que, mesmo em detrimento às difíceis condições que caracterizam esse cotidiano, conseguiu alcançar a formação universitária e que hoje atua em diferentes instâncias pela afirmação da identidade e da cidadania dos moradores de sua comunidade fomentando a inclusão social de forma ética e cidadã; o projeto “O Corpo em movimento exercitando a cidadania” se fundamenta na Dança/Teatro, enquanto complementação pedagógica na formação do ator social; promovendo, tanto o resgate e aafirmação da identidade, como também o fascinante e digno exercício da cidadania de alguns jovens moradores da Maré através da experimentação das possibilidades do seu corpo, tanto no plano da expressão artística, quanto no plano da atuação sócio-cultural e política; levando-os a perceberem o corpo como veículo de expressão de suas individualidades, a partir de informações, vivências e experiências e relações sobre Movimento, Espaço, Forma, Dinâmica e Ritmo, que ampliam suas capacidades de observação, reflexão, julgamento, criação e ação; capacidades essas necessárias à participação efetiva desses jovens como membros ativos de uma sociedade dinâmica em constante transformação.
Aqui a experiência “dancística” não se compromete com o estrelato e a fama, ainda que talentos efetivos para a arte da dança e sua pedagogia surjam;e sejam devidamente estimulados e orientados a uma formação profissional.
Aqui a experiência “dancística” não se compromete com o estrelato e a fama, ainda que talentos efetivos para a arte da dança e sua pedagogia surjam;e sejam devidamente estimulados e orientados a uma formação profissional.
A grande estrela do processo é a experimentação/vivência, que amplia; que expande e que dinamiza a auto/percepção do ator social e sua atuação no contexto mais amplo da sociedade; ampliando as possibilidades de inserção sócio-cultural, artística e política desses jovens de forma ética e cidadã.
Das vivências e relações estabelecidas entre os atores sociais (professor - aluno) envolvidos no desenvolvimento do projeto “O Corpo em movimento exercitando a cidadania” resulta a reflexão mútua sobre suas inserções/participações efetivas na reconstrução/transformação da realidade, que amplia a percepção e a compreensão da dinâmica do processo educacional como uma troca constante de experiências entre educador e educando aqui atuando como pólos ativos de uma corrente de enriquecimento contínuo que se polariza no eterno acrescentar e no constante repensar.
Das vivências e relações estabelecidas entre os atores sociais (professor - aluno) envolvidos no desenvolvimento do projeto “O Corpo em movimento exercitando a cidadania” resulta a reflexão mútua sobre suas inserções/participações efetivas na reconstrução/transformação da realidade, que amplia a percepção e a compreensão da dinâmica do processo educacional como uma troca constante de experiências entre educador e educando aqui atuando como pólos ativos de uma corrente de enriquecimento contínuo que se polariza no eterno acrescentar e no constante repensar.
Das atividades desenvolvidas no projeto resultou o espetáculo “Eu Nasci Aqui” que todos os envolvidos trabalham e lutam para ver apresentado, primeiro nas Unidades Escolares da Comunidade e depois se possível, em todas as Unidades Escolares da Rede Municipal localizadas em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro; promovendo assim, não só a divulgação da Dança como Arte e como complementação pedagógica na formação do ator social; como também fomentando nesses espaços o debate e a reflexão sobre identidade, memória, cidadania, afirmação, corpo e movimento.
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